Logo da EAM Sem Fundo

     As Escolas de Aprendizes Marinheiros são a porta de entrada para quem pretende ser Marinheiro da MB, que são os militares que entram com ensino médio ou técnico. Este Corpo engloba as graduações desde Marinheiro até Suboficial que fazem parte do Corpo de Praças da Marinha. O concurso público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM) é um dos concursos da Marinha do Brasil (MB) mais aguardados pelos candidatos, pois sempre que abre há grande número de vagas. O concurso é voltado para homens e para ingressar na EAM é preciso ter mais de 18 e menos de 22 anos de idade até o dia 1° de janeiro do ano do curso de formação. Eles devem ter o ensino médio completo e estarem em dia com as obrigações civis e militares. Além dos brasileiros natos, brasileiros naturalizados podem se inscrever também.

     A seleção é feita anualmente. Para ingressar na EAM por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, basta acessar o site oficial da Marinha: https://www.marinha.mil.br/sspm/?q=escola-aprendizes/eam_princ na qual são feitas as inscrições para o processo seletivo. O Processo Seletivo é composto por exame intelectual (matemática, física, português, inglês,e química), inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral. Os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na em janeiro do ano seguinte, a fim de submeterem-se às demais etapas do processo seletivo citadas acima.

     O Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa (C-FMN) será conduzido nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), sob regime de internato, inteiramente gratuito e tem duração de um ano letivo, realizado em um único período escolar de 48 (quarenta e oito) semanas, no qual serão ministradas disciplinas do Ensino Básico e do Ensino Militar-Naval. Durante esse curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o Aprendiz-Marinheiro perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares.

     As Praças do CPA, atualmente, são distribuídas pelas seguintes Especialidades: Armamento (AM); Comunicações Interiores (CI); Máquinas (MA); Arrumador (AR); Comunicações Navais (CN); Manobras e Reparos (MR); Artífice de Mecânica (MC); Cozinheiro (CO); Mergulho (MG); Artífice de Metalurgia (MT); Direção de Tiro (DT); Motores (MO); Aviação (AV)*; Eletricidade (EL); Operador de Radar (OR); Caldeiras (CA); Eletrônica (ET); Operador de Sonar (OS); Carpintaria (CP); Hidrografia e Navegação (HN); Sinais (SI); Segurança do Tráfego Aquaviário (SQ).

Posts Recomendados

Tudo Sobre CN

Saiba tudo que precisa sobre o Colégio Naval (CN)

Tudo Sobre CFN

Saiba tudo que precisa sobre o Corpo de Fuzileiro Navais

Tudo Sobre EsSA

Saiba tudo que precisa sobre a EsSA